Alguns especulam que montanhas escondem túmulos de imperadores, enquanto outros acreditam que foram criadas pelos extraterrestres que teriam construído pirâmides do Egito
Viralizou nas redes sociais um vídeo aéreo em que uma série de montanhas com uma semelhança marcante com as pirâmides egípcias são exibidas. O formato preciso levantou suspeitas dos internautas sobre a veracidade do material e o que explicaria o fenômeno geológico. O cenário exuberante fica em Guizhou, na China, e é cercado de mistérios e teorias da conspiração.
Por lá, alguns especulam que as montanhas escondem os túmulos de antigos imperadores, enquanto outros acreditam que foram criadas pelos mesmos seres extraterrestres que teriam construído as pirâmides do Egito. Mas, a ciência explica: segundo o professor Zhou Qiuwen, geólogo da Universidade de Guizhou, essas “pirâmides” naturais não são construídas artificialmente, mas sim o resultado da dissolução de formações rochosas.
— A erosão vertical pela água levou as massas originais de rocha expansiva a serem segmentadas em unidades independentes. À medida que esse processo erosivo continua, as rochas no topo sofrem uma dissolução significativa, enquanto aquelas na base são relativamente menos afetadas, resultando em picos afiados no topo de bases mais largas — disse o cientista em um relatório da Eyesnews.
Ainda segundo o professor, a aparência em camadas dessas formações está ligada à gênese das rochas. Zhou explica que as montanhas da região são feitas de rochas dolomíticas com mais de 200 milhões de anos, de um tempo em que a área estava principalmente debaixo d’água.
— Essas rochas se formaram no mar, à medida que minerais foram dissolvidos na água e cristalizaram em rocha sólida. Devido a mudanças periódicas no clima, estruturas geológicas e outros fatores ambientais, o processo de formação de rochas foi repetidamente interrompido e reiniciado. Isso criou rochas com camadas claras — afirmou.