A Alemanha não vai apoiar nenhum candidato para a próxima eleição de presidente da Fifa. Foi o que disse Bernd Neuendorf, presidente da Federação Alemã de Futebol. O prazo para apontar um nome se encerra nesta quinta-feira, e a votação acontece em março de 2023.
Ele ressaltou que espera um compromisso mais claro com os direitos humanos e um maior engajamento nas questões humanitárias. Bernd cobrou ainda indenizações para as famílias de trabalhadores que morreram em obras da Copa do Mundo, no Catar.
O fato é que muitas associações já manifestaram seu apoio ao atual presidente Gianni Infantino. No entanto, com esta decisão, queremos expressar que temos um compromisso mais claro por parte da Fifa com os direitos humanos e um maior engajamento nas questões humanitárias – disse Bernd Neuendorf
“A Alemanha espera processos decisórios transparentes na Fifa e mantém suas reivindicações para a criação de um fundo de indenização para os familiares dos trabalhadores que morreram ou ficaram feridos nas obras da Copa do Mundo”, acrescentou.
O Congresso da Fifa acontecerá em Quigali, capital de Ruanda, no dia 16 de março de 2023. Até lá, a Alemanha vai buscar um diálogo construtivo com a entidade sobre os pontos a serem trabalhados. Gianni Infantino está no cargo de presidente da Fifa desde 2016 e é candidato à reeleição mais uma vez. O suíço tem 52 anos e apoio massivo de federações ao redor do mundo.