As propostas para concessão dos aeroportos de Ubatuba e Bragança Paulista serão entregues na manhã desta quinta-feira (15) na Agência Reguladora de Transportes (Artesp). O critério de julgamento das propostas será o de maior oferta, sendo R$ 12,1 milhões o valor mínimo a ser oferecido pelos licitantes.
Atualmente os terminais são administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) e têm vocação para operação de aeronaves executivas e táxi-aéreo – no caso de Ubatuba, o foco pode ser o turismo.
Para explorar os aeroportos por 30 anos, os interessados em concorrer ao leilão terão, em contrapartida, que investir nos terminais. As empresas ou consórcios devem executar no período de concessão obras que contemplem, por exemplo, melhorias nos sistemas de pistas, pátio, sinalização e reforma na infraestrutura do espaço.
O contrato exige investimentos de R$ 10,54 milhões no aeroporto de Bragança Paulista e R$ 18,27 milhões no de Ubatuba.
Também serão avaliadas propostas para os aeroportos de Jundiaí, Itanhaém e Campinas.
Estrutura
A pista do aeroporto Estadual Artur Siqueira, de Bragança Paulista, tem 1.200 metros, terminal de passageiros com 225 m² e estacionamento para 76 veículos. O aeroporto, que está localizado a três quilômetros do centro da cidade, atende as demandas de voos executivos. Movimentou, em 2015, 36.624 passageiros e 37.121 aeronaves.
O aeroporto Estadual Gastão Madeira, de Ubatuba, recebeu 3.260 passageiros e 3.446 aeronaves em 2015. A pista do aeródromo possui 940 metros, terminal de passageiros com 70 m² e estacionamento para 15 veículos.