A adolescente de 12 anos que matou a amiga com um tiro na nuca em Taubaté vai passar por audiência na Justiça na tarde desta segunda-feira (7). O crime aconteceu no final do mês de setembro e chocou moradores da região.
A Justiça vai ouvir a atiradora, as defesas e testemunhas do caso para decidir qual medida socioeducativa vai ser aplicada à adolescente em caso de reconhecimento da sua responsabilidade sobre o crime. A audiência vai ser realizada de forma virtual.
A adolescente está internada provisoriamente desde o crime. Pela legislação, adolescentes podem ficar apreendidos por até três anos.
A jovem está internada na Fundação Casa(Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) de São José dos Campos desde o dia 30 de setembro. Ela foi apreendida por ato infracional análogo a homicídio.
De acordo com a publicação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a adolescente está internada devido à gravidade do caso e também para proteger a segurança da própria autora do homicídio, já que o crime gerou grande repercussão na cidade.
O crime aconteceu no dia 28 de setembro, na casa da vítima, que fica no bairro Jardim Paulista. De acordo com a Delegacia de Polícia Especializada de Investigações Criminais, a adolescente foi até a casa da amiga pela manhã e deu um tiro em Ana Lívia, de 13 anos, que foi encontrada morta horas depois.
A Polícia Civil foi acionada e, ao analisar imagens de câmeras de segurança, identificou a suspeita. Ela foi localizada na escola onde estudava com a vítima e confessou o crime.
A arma usada no crime, uma pistola calibre 380, foi apreendida na casa da jovem. A adolescente disse aos policiais que pegou a pistola na casa de um parente no domingo anterior à ação.