O principal assunto do momento é o combate ao coronavírus, mas as entidades do futebol já estão trabalhando e analisando a melhor forma de fazer a bola rolar de forma segura. A Conmebol é uma delas e a data estimada para o fim da Libertadores 2020.
Em entrevista, Fred Nantes, diretor da Conmebol e responsável pelas competições dos clubes, afirmou que a competição será finalizada. Mesmo sem cravar, o dirigente revelou que em todas as simulações, o torneio terminava dia 21 de novembro.
– Mesmo sem previsões concretas, o dirigente desenha cenários. Em todos os oito formatados até agora, a Libertadores termina em 21 de novembro, no Maracanã, como planejado anteriormente. A Conmebol se vê com tempo suficiente para não desistir de suas competições, mas reconhece que a pandemia traz, ainda em abril, muitas dúvidas.
O dirigente ainda destacou a importância da entidade dar segurança e passar confiança para os clubes de que a Libertadores será concluída sem mais problemas. A ideia é retomar a competição o mais rápido possível quando o problema do Covid-19 acabar.
– Queremos dar tranquilidade aos clubes de que vamos continuar a Libertadores e vamos terminá-la. Temos tempo para isso. Só não vamos dar prazo agora porque o tema é complexo. Temos que esperar dez países funcionarem. Avaliamos diariamente a situação. Quando acabarem as restrições, no dia seguinte vamos recomeçar. Sobre as Eliminatórias, não tem nada de dois grupos de cinco seleções. Hoje, está previsto jogar em setembro, é o que a Fifa determinou neste momento -, .
Fred ainda revelou que o nível de confiança para terminar dentro do prazo a Libertadores é alto. O diretor ainda revelou quantas datas serão precisos para dar andamento ao torneio.
– Claro (que estou confiante). Precisamos de 10 datas para terminar a Libertadores. Dizer que não vai ocorrer é precipitado. Vale para a Sul-Americana, que precisa de oito datas. Mais simples ainda.