A atriz espanhola Marisa Paredes, de “A Vida é Bela”, “A Pele Que Habito” e “Tudo Sobre a Minha Mãe”, morreu nesta terça-feira (17), aos 78 anos. A morte foi confirmada pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha nas redes sociais, mas a causa não foi informada.
Segundo o jornal espanhol “El Mundo”, a atriz estava com vários projetos na agenda, incluindo o longa “Emergency Exit”, que será lançado em 2025.
O Ministério da Cultura da Espanha lamentou a morte de Paredes, chamando-a de “artista icônica do nosso cinema”. “Nos seus mais de 60 anos de carreira, foi condecorada, entre outros, com o Prêmio Nacional de Cinematografia em 1996 e a Medalha de Ouro ao Mérito em Belas Artes em 2007. Descanse em paz”, publicou o órgão.
Nascida em Madrid em 1946, Paredes atuou em mais de 75 filmes. Ela ganhou fama internacional após se tornar uma figura de referência nos primeiros trabalhos de Pedro Almodóvar. A atriz participou de vários filmes ao longo da trajetória do diretor, de “Tudo Sobre a Minha Mãe” até “A Pele Que Habito”.
A atriz foi condecorada com o Prêmio de Cinema Nacional espanhol pelo Ministério da Cultura e presidiu a Academia de Cinema de Espanha entre 2000 e 2003. Em 2018, recebeu o Goya de Honra, “Oscar” honorário espanhol.