Alison dos Santos, o Piu, está na semifinal dos 400m com barreiras do atletismo nas Olimpíadas. O brasileiro estreou em Paris “passeando” e já se garantiu na próxima fase.
Sabendo que precisava só ficar entre os três primeiros de sua bateria para avançar, Alison soltou no final e completou a prova andando. Mesmo assim, fez 48.75 e passou como terceiro.
“A ideia é fazer o necessário para passar, não gastar energia desnecessária. Obviamente que a final é o objetivo, mas tem que chegar lá. Não podemos descartar as eliminatórias ou a semifinal”, explicou, ao SporTV.
Alison é o atual medalhista olímpico de bronze da prova e chegou a ser campeão mundial em 2022. Ele é um dos grandes candidatos ao ouro na capital francesa.
O problema será enfrentar os outros dois favoritos. O norueguês Karsten Warholm, atual medalhista olímpico de ouro e campeão mundial, passou com 47.57. Já o americano Rai Benjamin, prata em Tóquio e dono da melhor marca do ano, se classificou com 48.82.
Essa prova é uma das mais aguardadas das Olimpíadas justamente pelo confronto entre os três. A semifinal está marcada para a quarta-feira às 14h35 (de Brasília), e a final para a sexta às 16h45.
“Fazer parte da história, não estar assistindo acontecer, mas fazer parte é lindo, é mágico. Nunca tivemos três atletas correndo tão rápido como a gente tem agora. Isso me motiva muito para o próximo”, disse, também ao SporTV, sobre a expectativa de encarar os dois adversários.
Outro brasileiro na prova, Matheus Lima correu a última bateria e passou em segundo, acelerando muito nos metros finais. Ele fez a prova em 48.90. O jamaicano Malik James-King, primeiro colocado, fez em 48.21.