Um dos maiores técnicos do futebol brasileiro, Rubens Minelli morreu nesta quinta-feira, 23, aos 94 anos, em São Paulo. Antes do sucesso como treinador, ele fez carreira como jogador. Em 1954, o então ponta-esquerda foi campeão do Campeonato Paulista Série A2 com o Esporte Clube Taubaté.
De acordo com o historiador do Taubaté, Moacir Santos, Minelli se transferiu do Palmeiras para o Taubaté no fim de 1954. O atleta participou da preparação para os amistosos que antecederam o campeonato, com início em dezembro e fim no ano seguinte.
Rubens Minelli defendeu o Taubaté entre 1954 e 1955. Em 15 jogos, marcou seis gols.
o início do mês, Minelli foi homenageado pelo Taubaté com uma camisa referente ao título de 54. A camisa vai ser usada na temporada de 2024, ano que marca os 70 anos da conquista. Há cinco dias, o ex-treinador ainda relembrou a conquista em uma publicação nas redes sociais.
O Campeonato Paulista Série A2 de 1954 foi disputado entre 19 times, divididos em três grupos. Os dois primeiros de cada grupo avançaram para uma disputa em pontos corridos.
O Taubaté terminou a disputa em primeiro lugar com 14 pontos, um ponto a mais que o segundo colocado.
Taubaté presta homenagem
O Burro da Central lamentou a morte de Rubens Minelli nesta quinta-feira, 23, e decretou luto. Confira a nota do clube:
“O Esporte Clube Taubaté lamenta profundamente o falecimento do ídolo Rubens Minelli, aos 94 anos, nesta quinta-feira (23), em São Paulo.
Um dos grandes nomes da história do futebol brasileiro, Minelli foi tetracampeão brasileiro como treinador, por Palmeiras, Internacional (duas vezes) e São Paulo, além de mais de outros 15 títulos na carreira.
Como jogador, seu maior destaque foi justamente no Taubaté: foi um dos heróis do elenco na conquista do título da segunda divisão de 1954, um dos mais importantes da história do clube.
Minelli foi homenageado pelo Taubaté no início deste mês, com uma camisa especial referente justamente ao título de 54. Em suas redes sociais, algumas das últimas postagens foram exatamente referentes ao Burro da Central.
O Esporte Clube Taubaté decreta luto oficial e deseja força para todos os parentes e amigos nesse duro momento. E agradece profundamente toda a contribuição de Minelli para nosso clube e para o futebol brasileiro.”