Depois de a cidade de São Paulo registrar recorde de calor no ano, com 36,8ºC, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura na capital paulista deve se manter alta até quarta-feira, 29, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura (CGE).
A previsão do órgão para esta primeira semana de Primavera é que a cidade ainda sinta os efeitos de uma massa de ar quente e seca, e que o alívio ao calor aconteça no final da semana, a partir de quinta, 27, com a presença de pancadas de chuva.
A segunda-feira, 25, segundo o GCE, terá predomínio de sol entre poucas nuvens, e a temperatura deve atingir 30°C nas horas de maior aquecimento. Os índices de umidade do ar ficam ligeiramente acima dos 30%. O dia vai terminar com aumento da nebulosidade, mas não há previsão para chuvas, informa o órgão.
A terça, 26, deve apresentar nova elevação das temperaturas, “que poderá chegar aos 34°C nas horas de maior aquecimento”, afirma o Centro de Gerenciamento de Emergências, o que vai diminuir os índices de umidade do ar e provocar uma queda até a casa dos 28%. A previsão é que, no final da tarde, a chegada de uma brisa marítima aumente a nebulosidade, mas com baixa probabilidade de ocorrência de chuvas.
“A massa de ar quente e seco deve continuar atuando pelo menos até a próxima quarta-feira (27) e, o calorão, só deve diminuir a partir da quinta-feira (28), com a previsão do retorno das chuvas na forma de pancadas isoladas em São Paulo”, diz o GCE.
“Até lá, recomenda-se especial atenção com a saúde e o meio ambiente. O ar seco dificulta a dispersão de poluentes e favorece a formação de queimadas, que prejudicam a qualidade do ar, além de elevar os riscos à saúde humana, principalmente em idosos e crianças.”
O Inmet também aponta para a permanência do calor, com temperaturas podendo chegar aos 35ºC na quarta-feira em São Paulo. Segundo o órgão, há chances de a capital paulista apresentar pancadas de chuva isoladas ao longo de toda a semana, diferente do previsto pelo CGE.
Confira a previsão do tempo do Inmet para os próximos dias em São Paulo:
- Segunda-feira, 25 de setembro: Mínima de 19ºC / Máxima 30ºC
- Terça-feira, 26 de setembro: Mínima de 18ºC / Máxima de 34º
- Quarta-feira, 27 de setembro: Mínima de 17ºC / Máxima de 35ºC
- Quinta-feira, 28 de setembro: Mínima 14ºC / Máxima de 20ºC
Somente três capitais devem ter máxima abaixo dos 30ºC nesta segunda
O calor vai continuar na maior parte do Brasil, segundo a projeção do Inmet. Apenas três capitais do País devem registrar máximas abaixo dos 30ºC: Rio de Janeiro (RJ), 28ºC; Florianópolis (SC), 21ºC; e Porto Alegre (RS), 19ºC.
Todas as demais devem registrar igual ou acima dos 30ºC. Palmas (TO), com máxima de 40ºC; e Cuiabá (MT), 43ºC, terão as maiores temperaturas de acordo com o órgãoseguidas por Goiânia (GO) e Teresina (PI), cujos termômetros devem registrar 39ºC.