O presidente Lula participou, na tarde desta segunda-feira (1°), do evento realizado pelas centrais sindicais, no Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo, para comemorar o Dia do Trabalhador.
Durante o discurso, ele prometeu terminar obras de três universidades federais, uma na capital e duas na Grande SP.
“Companheiro de São Paulo, nós vamos terminar a Universidade Federal do ABC, que estava para concluir e não foi concluída. Nós vamos inaugurar a Universidade Federal de Osasco. E nós vamos começar a fazer a Universidade Federal da Zona Leste. Quando Haddad era prefeito, ele doou o terreno, mas até hoje não colocaram nenhuma pedra.”
Durante o evento, ele também defendeu igualdade salarial entre homens e mulheres e voltou a criticar a taxa básica de juros da economia, hoje em 13,75%.
Ato 1° de Maio
Lula foi metalúrgico e começou a carreira política em sindicatos no estado. O evento começou às 10h. Simone Nascimento, coordenadora do Movimento Negro, abriu com o primeiro discurso. Diversos representantes de movimentos sociais e sindicais também fizeram pronunciamentos.
Com o tema “Emprego, renda, diretos e democracia”, a programação inclui shows de Zé Geraldo, Leci Brandão, Toninho Geraes, Almirizinho, MC Sofia, Edi Rock e Dexter. O grupo bloco Ilú Obá de Min também irá se apresentar no palco.
O ato é realizado pelas centrais sindicais CUT, Força Sindical, CTB, UGT, Intersindical (Classe Trabalhadora), CSB, Nova Central e Pública – que voltam a se unir para realizar o evento.
Dentre as reivindicações, estão a valorização do salário mínimo, regulamentação do trabalho por aplicativos e a defesa das empresas públicas.
Segundo a CET, por conta do evento, há bloqueios nas ruas:
- Rua da Consolação x Avenida São Luís;
- Rua Boa Vista x Largo Pateo do Colégio.