Quem pagar o imposto de importação vai ter entrega mais rápida das compras vindas da China. A promessa foi feita pela Receita Federal. O Fisco promete que os pacotes de quem pagar o imposto antecipadamente não vão parar na alfândega e, por isso, chegarão antes na casa do cliente.
Em meio aos esclarecimentos para tentar aplacar a forte reação negativa à iniciativa do governo de apertar a fiscalização das pequenas compras do exterior, a Receita Federal tenta convencer o consumidor de que as mudanças serão boas para o cliente. “Os consumidores serão beneficiados”, cita nota à imprensa divulgada na noite de terça-feira.
“Com a declaração antecipada, a mercadoria poderá chegar ao Brasil já liberada – pelo canal verde – podendo seguir diretamente para o consumidor”, cita a nota.
Ou seja, o Fisco sinaliza que, se pagar o tributo antecipadamente, o pacote do cliente de plataformas como Aliexpress, Shein e Shopee não passará pelo desembaraço aduaneiro que, para muitos clientes, acontece em Curitiba.