A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro tomou posse, nesta terça-feira (21/3), como presidente do PL Mulher. O evento organizado pelo diretório do Partido Liberal reuniu deputadas e senadoras da sigla, em Brasília. Michelle estava em viagem aos Estados Unidos, onde encontrou com o marido Jair Bolsonaro (PL), que está no exterior desde antes do fim de seu mandato.
A ocasião foi marcada pela tomada de posse da ex-primeira-dama em um projeto, que segundo a legenda, pretende “dar visibilidade às mulheres que comandam ações sociais relevantes em cada um dos estados do Brasil”.
Durante o discurso, Michelle desceu do palco e conversou com a pastora Adelai Quefar. Ela citou uma passagem bíblica enquanto abraçava a religiosa: “Em provérbios 31:10 diz que mulher virtuosa é mais preciosa do que pedras preciosas. Hoje, a única joia aqui presente são vocês, mulheres”, disse Michelle, que na sequência elogiou diretamente a pastora. Você me inspira, você é uma joia preciosa”, afirmou.
A citação das joias, no entanto, ocorre em meio às investigações por um suposto presente para a primeira-dama avaliado em R$ 16,5 milhões e apreendido pela Receita Federal. Em 2021, o governo Bolsonaro tentou trazer ao Brasil, ilegalmente, diversas joias, que seriam presentes do governo da Arábia Saudita para a então primeira-dama, que visitou o país árabe em outubro daquele ano.
O evento também é visto como “lançamento” de Michelle ao cenário político com apoio do PL. O objetivo, segundo aliados, é que ela se torne, assim como seu marido, uma “força política” para ajudar no crescimento do partido.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, discursou e ressaltou o grande números de mulheres eleitas pelo partido. Também discursaram no evento os deputados Soraya Santos, Altineu Côrtes, o governador de Santa Catarina Jorginho Mello e o senador Magno Malta. Ainda estiveram presentes no evento os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Bia Kicis (PL- DF) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Em fala, Michelle Bolsonaro exaltou as mulheres na política e o direito ao voto, garantido em 1932: “O PL é o partido que, com sua diversidade, estimula as mulheres a alçar grandes voos”. Ela ainda citou que viajará o Brasil “para saber as necessidades de cada município de cada comunidade”.
A ex-primeira-dama também disse que vai “percorrer o Brasil” para saber as necessidades de municípios. “Irei percorrer todo o Brasil para saber às necessidades de cada município é cada comunidade” prometeu.
O ex-presidente participou do evento por videoconferência e se emocionou, afirmando que gostaria de estar no Brasil ao lado da esposa e da família. Bolsonaro, que faz 68 anos nesta terça, foi aplaudido e ganhou um “parabéns a você”, puxado por Michelle.
No PL Mulher, o papel de Michelle será atrair o público feminino, mirando o desempenho do partido nas eleições de 2024. O presidente do partido Valdemar Costa Neto pretende triplicar o número de prefeitos, saltando de 343 para pelo menos mil.
O projeto lançado nesta terça por Michelle também pretende “reunir histórias de desafios e superação por todo o país, mostrando o trabalho de mulheres que atuam para melhorar a vida de outras pessoas”. Segundo o partido, será criada uma rede de mulheres “que fazem acontecer, são corajosas, ocupam seus espaços e que, se quiserem, ocupem também espaços dentro da vida partidária”.