Um dos 12 meninos resgatados após duas semanas presos em uma caverna inundada na Tailândia em 2018 morreu no Reino Unido, onde frequentava uma escola de futebol. As informações foram divulgadas por um ex-professor nesta quarta-feira (15).
Duangpetch Promthep, mais conhecido como “Dom”, era o capitão da equipe “Wild Boars”, cujo resgate aparentemente impossível por mergulhadores internacionais e da força de operações especiais da marinha tailandesa atraiu enorme atenção global.
As circunstâncias da morte de Duangpetch, de 17 anos, não foram imediatamente esclarecidas. A notícia foi compartilhada nas redes sociais por um monge budista que ensinou os meninos na província de Chiang Rai, no Norte da Tailândia.
“Duangpetch Promthep agora foi para outro mundo”, postou Supatpong Methigo no Facebook. “Espero que ele renasça e se torne meu aluno novamente na próxima vida”.
A Reuters não pôde confirmar de forma independente a morte, que Supatpong disse ter ouvido da avó de Duangpetch, que disse ter sofrido um acidente não especificado no Reino Unido.
O ex-capitão e técnico da seleção tailandesa, Kiatisuk Senamuang, cuja fundação ajudou Duangpetch a garantir uma bolsa de estudos na Brooke House College Football Academy em Leicestershire, o descreveu como um cavalheiro educado e gentil que sonhava em jogar por seu país.
“Eu queria ver o sonho dele realizado… mas descanse bem agora, Dom”, postou no Instagram.
Em junho de 2018, os meninos, de 11 a 16 anos, e seu assistente técnico de 25 anos partiram para explorar o complexo de cavernas de Tham Luang por apenas uma hora, mas acabaram presos pelas águas da enchente.
Eles foram encontrados nove dias depois em uma câmara inundada a 4 quilômetros da entrada das cavernas. O resgate complicado começou seis dias depois, em uma operação sem precedentes durante a qual um mergulhador tailandês aposentado morreu.
Uma vez resgatados, os meninos foram convidados a assistir a uma partida do Manchester United e sua história foi tema de livros, documentários e filmes e, mais recentemente, da série “Thai Cave Rescue” da Netflix.