O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (17) que a segurança próxima a torres de transmissão de energia será reforçada, após mais um ataque a torre de transmissão de energia no país, que ocorreu em Rondônia. O ministro se reuniu com membros da Policia Federal (PF), da Policia Rodoviária Federal (PRF), com empresas do setor e com a Associação Brasileira de Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate).
“Há uma boa vontade muito grande de todos os players desse sistema, com implantação de videomonitoramento, implantação de vigilância via drone, e outros instrumentos muito modernos hoje que tem no mundo. E esse evento está servindo como uma oportunidade para que a gente avance na segurança desse grande patrimônio de todos os brasileiros.”, disse Silveira.
Com o ataque que ocorreu no sábado, segundo a Aneel (Agencia Nacional de Energia Elétrica), já são 16 casos de ataques a torres de transmissão, sendo quatro derrubadas (3 em Rondônia e 1 no Paraná) e 12 danificadas (4 no Paraná, 2 em São Paulo e 6 em Rondônia).
Os custos das ações de violência contra as linhas de transmissão serão cobertos pelas empresas do setor, segundo Alexandre Silveira. Entretanto, o ministro ressaltou que o sistema elétrico brasileiro é um patrimônio do povo brasileiro.