Nesta segunda-feira, 9, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma nota nas redes sociais repudiando o uso da camisa da Seleção Brasileira em manifestações contrárias ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
No domingo 8, manifestantes invadiram os Três Poderes e depredaram o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, em Brasília.
Segundo a CBF, a camisa não deveria ser utilizada para fins político-partidários. “A camisa da Seleção Brasileira é um símbolo da alegria do nosso povo”, informou a CBF, em comunicado. “É para torcer, vibrar e amar o país. A CBF é uma entidade apartidária e democrática. Estimulamos que a camisa seja usada para unir, e não para separar os brasileiros. A entidade repudia veementemente que a nossa camisa seja usada em atos antidemocráticos e de vandalismo.”
A camisa da seleção brasileira é um símbolo da alegria do nosso povo. É para torcer, vibrar e amar o país.
A CBF é uma entidade apartidária e democrática. Estimulamos que a camisa seja usada para unir e não para separar os brasileiros. pic.twitter.com/8JUuKRH64R
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) January 9, 2023