Cidades do Vale do Paraíba anunciaram que vão aderir ao fim do uso obrigatório de máscaras no transporte coletivo, após a decisão do Governo de São Paulo que liberou da obrigatoriedade a partir desta sexta-feira (8).
Até o momento, somente as prefeitura de Taubaté e Jacareí anunciaram que vão seguir as orientações do Governo Estadual. Desta forma, o uso de máscara no transporte público das duas cidades passa a ser opcional.
Com a nova decisão, a utilização de máscaras permanecerá obrigatória apenas nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais, laboratórios e postos de saúde.
A decisão, segundo comunicado oficial dos dois órgãos, se deu após parecer do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS) – antigo Centro de Contingência do Coronavírus.
Apesar da decisão, o governo paulista e a prefeitura orientam que o uso opcional da máscara no transporte público continua sendo recomendado para proteção pessoal.
O novo decreto será publicado no Diário Oficial do Estado e a liberação nas demais cidades depende de decretos municipais. Até o momento da publicação desta matéria, outras cidades da região ainda não se manifestaram sobre a decisão.