O galpão da Associação Beneficente Mãos Entrelaçadas de Santos, no litoral de São Paulo, foi invadido na madrugada da última terça-feira (16). Os criminosos levaram fios de cobre, torneiras e chuveiros, além de materiais que seriam utilizados para a criação e manutenção de carros alegóricos da Academia de Samba Mãos Entrelaçadas.
O crime ocorreu na Rua Maria Patrícia, no bairro Santa Maria, na Zona Noroeste. De acordo com o vice-presidente da Associação, Marcos Gouveia, por volta de 13h de terça-feira, um morador do bairro ligou informando que o portão do galpão estava aberto. “Avisaram que parecia que o galpão tinha sido invadido e realmente estava arrombado”, conta.
Gouveia explica que um dos diretores da Associação foi até o local para verificar a situação e encontrou o local sem chuveiros, torneiras e tomadas. Segundo ele, praticamente toda a fiação elétrica foi retirada.
Diversas ferramentas foram levadas como máquina ponteadeira, utilizada para fazer os carros carnavalescos, solda elétrica e serra elétrica para corte e furadeiras. “O que eles conseguiram levar eles furtaram. Eles quebraram, inclusive, a parte de interna, onde fica a fiação do galpão”, lamentou.
O vice-presidente ainda afirma que o prejuízo total ficou por volta de R$ 25 mil à Associação, sendo que a máquina ponteadeira foi o item de maior valor porque custa em torno de R$ 15 mil. “Eles arrombaram o portão e saíram arrastando a máquina, até a metade do quarteirão”.
A direção da Associação ainda não registrou boletim de ocorrência, porém, o fará por meio da Delegacia Eletrônica. Por conta do furto, a preparação para o Carnaval 2023, que teria início em setembro deste ano, pode ser prejudicada. Segundo Gouveia, agora a Associação tentará se organizar e adiantar outros setores, como os figurinos para as alas e adereços.