O presidente da torcida organizada “Fúria Independente”, do Paraná Clube, Mauro Machado Urbim, foi pisoteado por um cavalo da Polícia Militar durante ação que visava conter o avanço de torcedores a uma área restrita, neste sábado (30), em Curitiba. O torcedor encontra-se internado em estado grave no Hospital do Trabalhador.
O episódio ocorreu no intervalo da partida entre o Paraná Clube e Cascavel, quando, segundo a Polícia Militar, houve uma tentativa de invasão do local reservado aos visitantes. A polícia afirmou que aproximadamente 80 torcedores da torcida organizada Fúria Independente tentaram entrar no espaço, “sendo necessária a imediata intervenção do Regimento de Polícia Montada”.
A torcida Fúria Independente negou que houve qualquer confusão, e classificação a ação dos policiais como “truculenta”.
“A noite que era pra ser de alegria e comemoração, se transformou em pesadelo para todos nós. A data de ontem, infelizmente, também ficou marcada pela violência e despreparo da Polícia Militar. Sem qualquer necessidade, de forma truculenta e covarde a Polícia Militar, com o seu Regimento de Polícia Montada, pisoteou o nosso presidente Mauro Machado Urbim, que encontra-se hospitalizado em estado gravíssimo”, divulgou a torcida nas redes sociais.
“Em momento algum houve confusão. Ou seja, nada justifica a ação violenta e criminosa da Polícia Militar. Além de que, nada justificaria atropelar com um cavalo e pisotear a cabeça de qualquer cidadão” acrescenta o comunicado.
Em nota, a Polícia Militar informou que as equipes realizaram “formação de linha para impedir a passagem desses torcedores, orientando-os para que retornassem, no entanto, insistindo no intento de invasão, tornaram-se hostis”.
Ao constatarem que dois torcedores estavam caídos, a polícia informou que prestou atendimento imediato.
“Após repelir a ação, os policiais constataram dois torcedores caídos, em que um deles imediatamente levantou e o outro permaneceu desacordado. Imediatamente foram prestados os primeiros socorros de urgência, e acionado o Corpo de Bombeiros, que prontamente deu continuidade ao atendimento e encaminhou o ferido ao Hospital do Trabalhador”, disse a PM.
A nota da polícia afirma ainda que será instaurada pela Corporação uma Sindicância para apurar o ocorrido, “trazendo à lume demais informações e subsídios ensejadores de eventuais providências pertinentes”.