A Secretaria de Segurança Pública anunciou uma verba de cerca de R$ 1,9 milhão para a conclusão da reforma do Cadeião da JK, em Taubaté. As obras no local começaram em 2009, mas até hoje não foi concluída por diversos motivos, como irregularidades na construção. O investimento foi publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (24).
Após a reforma, que deve durar cerca de seis meses, o local deve abrigar a delegacia seccional, o plantão policial e um centro de detenção, com a capacidade para até 30 presos. Atualmente, a seccional funciona em um imóvel locado e o plantão policial está junto com o 1º DP de Taubaté.
O Centro de Detenção terá cinco celas – duas para flagrantes, uma para prisões temporárias, uma para prisões em casos como inadimplência de pensões alimentícias e uma para menores de idade infratores. O local vai abrigar provisoriamente os presos antes deles serem encaminhados para uma unidade prisional.
Entenda o caso
A iniciativa para tentar adequar o cadeião à normas de segurança foi tomada em 2009, quando o local, que fica no centro da cidade, virou foco de rebeliões e consequentemente foi interditado.