Em portaria publicada nesta 3ª feira (8.mar), o ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 1.040.692,05 do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para o município de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. O local foi atingido por fortes chuvas no mês de fevereiro e presenciou milhares de casos de enchentes e deslizamentos. No total, 233 pessoas morreram.
O valor a ser transferido corresponde ao piso fixo da Vigilância em Saúde referente ao ano base de 2022. Segundo a pasta, o recurso tem como objetivo custear a continuidade das ações e serviços públicos de atenção primária na área da saúde. Em especial, o valor será utilizado para fortalecer o sistema de vigilância sanitária e prevenir a incidência de epidemias virais nos bairros atingidos.
Como justificativa para a transferência, o ministério frisou que “a situação de calamidade na saúde do município aponta a ocorrência de possíveis consequências à saúde humana causadas pelo desastre que podem incluir, nos próximos dias, entre outros eventos, o aumento de doenças transmissíveis, podendo culminar em situações epidêmicas”.
As buscas pelos desaparecidos continuam em Petrópolis, mais precisamente no Morro da Oficina e no Rio Quitandinha. A equipe Técnica e Científica da Polícia Civil mantém o número de 233 óbitos, sendo 138 mulheres e 95 homens, entre os quais 44 são menores. Já em relação aos desabrigados, o número chega a 890.