Atletas de São José têm deixado de participar de competições importantes fora da cidade por causa de atraso na liberação de recursos financeiros pela Secretaria de Esportes.
Segundo relatos obtidos por até o momento nenhum projeto aprovado com base na LIF (Lei de Incentivos Fiscais) para a área esportiva recebeu recursos financeiros.
“Muitos atletas estão sendo obrigados a cancelarem a participação em competições em outras cidades”, disse uma fonte, que pediu para não identificada. “O pior é que a prefeitura não sabe quando o dinheiro será liberado”, acrescentou.
Em anos anteriores, os recursos financeiros foram liberados a partir de maio.
Processo. O processo de seleção dos atletas e equipes para usufruir da LIF começa no ano anterior.
As inscrições se encerram em novembro de cada ano. Em dezembro, o conselho diretor do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional) faz a seleção dos projetos.
Em janeiro do ano seguinte começa a formalização dos contratos que, geralmente, são concluídos em abril.
A Secretaria de Esportes de São José informou que para este ano foram selecionados 77 projetos e os recursos disponibilizados totalizam R$ 4,7 milhões.
Para o vereador Calasans Camargo (PRP), o atraso na liberação da verba causa “grande prejuízo ao esporte de alto rendimento da cidade”. “Os atletas estão sendo prejudicados.”
Na opinião do parlamentar, da base aliada do governo na Câmara, a prefeitura precisa agilizar os contratos.
Pela LIF, o apoiador deixa de pagar tributos municipais até o montante de 50%. O valor é revertido para os projetos esportivos.
Em nota, a pasta informou que, antes de fazer o pagamento das bolsas, é preciso cumprir uma série de procedimentos estabelecidos pela legislação.
“A administração está tomando todas as providências necessárias para liberar os recursos.”
Governo quer rever verba do basquete
O governo Carlinhos Almeida (PT) planeja rever a verba a ser destinada este ano para a manutenção da equipe de basquete masculino. Pressionado pela base aliada na Câmara, que pede investimentos em outros setores esportivos, o prefeito avalia o assunto. No ano passado, o gastos com o time estouraram. Este ano, a verba deve ser de R$ 4 milhões.