Promessa de campanha de Ortiz Junior (PSDB), a integração do transporte público em Taubaté deve acontecer até o final deste ano.
Segundo informações do governo, até dezembro o novo sistema deve ser lançado. Ele permitirá que os passageiros do transporte coletivo peguem mais de um ônibus pagando o apenas uma passagem.
O sistema deveria ter sido implantado no início deste ano, mas o Executivo contratou uma empresa de consultoria para buscar as melhores opções para criar a integração.
“A integração terá início até dezembro de 2014, onde o usuário poderá percorrer de um bairro a outro em vários corredores da cidade”, disse o poder Executivo, em nota.
Expectativa. Ao falar da integração no ano passado, o prefeito garantiu que o projeto envolveria uma ligação entre os ônibus da ABC Transportes e também as vans do transporte alternativo do TcTau.
“O mais importante é que as empresas de ônibus e vans deixarão de atuar de forma concorrencial e passarão a ser de fato complementares”, afirmou o prefeito Ortiz em outubro do ano passado.
Nas ruas, o temor é de que o preço da tarifa aumente. “Meu medo é esse. É ótimo a gente poder pagar só um ônibus para ir trabalhar, mas isso gera um gasto a mais para a empresa, não? E se quiserem aumentar o preço?”, disse a diarista Roberta Silva, de 23 anos.
Para o vereador Joffre Neto (PSB), presidente da Comissão de Transportes da Câmara, não há esse risco. “A tarifa continua superfaturada. Por isso, há uma margem para suportar qualquer modificação em benefício do passageiro. Sobra dinheiro para a empresa poder arcar com uma melhoria.”
Sistema. Em dezembro de 2012, no governo Roberto Peixoto (PEN), foi criada uma integração entre linhas.
No sistema, o usuário tinha direito a circular no segundo ônibus, sem pagar, em até 60 minutos, desde que estivesse no mesmo sentido da primeira viagem. O projeto foi modificado após pressão da Câmara. “Nesse caso, a empresa pegava uma linha que cortava toda a cidade e dividia em duas. Não havia benefício nenhum”, disse Joffre Neto.