Finalistas do último Campeonato Paulista, Taubaté e Campinas voltaram a se enfrentar em um duelo decisivo na noite desta quinta-feira, em Saquarema. Valia vaga para a final da Copa Brasil, e os times entregaram mais um jogão digno da rivalidade entre eles, com quase 3 horas de duração (2h59 para ser mais exato) e emoção de sobra.
Desta vez, ao contrário do estadual, o Taubaté levou a melhor e conquistou a classificação com a vitória por 3 sets a 2, parciais de 26/24, 25/21, 21/25, 25/27 e 15/12.
Campinas escalou a montanha depois de sair perdendo por 2 sets a 0 e ainda ficar atrás com 18/14 no quarto set, mas não teve pernas para transformar a incrível reação em uma virada épica. Vaccari, recém-recuperado da Covid-19, foi o grande destaque individual da partida. Só que o coletivo do Taubaté, com cinco campeões olímpicos no elenco, fez a diferença no fim.
Em busca do tricampeonato do torneio, Taubaté aguarda o vencedor do confronto entre Cruzeiro e Minas, logo mais, para conhecer o adversário da final, que será disputada já na sexta-feira.
O jogo
O primeiro set começou com um ace de Bruninho. Campinas conseguiu virar para 3/2, e Taubaté retomou a frente no 6/5. O placar continuou apertado até Taubaté abrir 15/12 em bloqueio de Bruninho. O time desgarrou a partir daí e fez 20/15 após um rally de 25 de segundos que Felipe Roque colocou a bola no chão.
Com dois ataques seguidos, Vaccari reduziu a vantagem do Taubaté para 20/17 e voltou para a disputa na reta final da parcial. Vaccari continuou liderando a reação do Campinas e empatou com um ponto de saque: 22/22.
A virada aconteceu em ace de Michel, com 24/23 no placar. Taubaté buscou,e João Rafael deu ao time o set point também com um ace, em 25/24. A parcial terminou com um bloqueio de Lucão em Leandro Visstotto: 26/24 para Taubaté.
O roteiro se repetiu no segundo set, com equilíbrio no começo e Taubaté abrindo na sequência. O time chegou a fazer 13/9, mas Vaccari apareceu novamente para baixar para 13/11. Só que desta vez Taubaté retomou rapidamente o controle das ações e voltou a liderar por quatro pontos: 16/12. A vantagem chegou a 20/15 em um ace de Maurício Borges. E o Taubaté apenas administrou para fechar em 25/21 com um ataque de Lucão.
Campinas lidou bem com a pressão de precisar vencer o terceiro set. Leandro Vissotto “entrou” no jogo e contou com o suporte de Temponi para liderar uma parcial consistente do time do interior, que abriu 2/0 e ficou à frente praticamente o tempo todo. Taubaté igualou em 7/7, mas Campinas voltou abrir na sequência.
Quando Taubaté ameaçou encostar, a passagem de Vaccari pelo saque deixou o placar em 16/12. Campinas aproveitou que o adversário sentiu o golpe e encaminhou a vitória no set ao fazer 20/13. Taubaté ainda esboçou uma reação ao fazer três pontos seguidos e cortar para 24/21. Horácio Dileo pediu tempo para frear o momento, e na volta Michel deu a vitória ao Campinas na parcial com um ataque pelo meio: 25/21.
O quarto set começou tenso, com os times trocando pontos e abusando dos erros. Cada hora uma equipe ficava na frente. A primeira vez que um lado abriu dois pontos de vantagem foi quando João Rafael explorou bloqueio e fez 12/10. Campinas igualou em 14/14 com Vaccari no ataque e no saque. O ponteiro ainda teve a chance de virar, mas mandou para fora: 15/14 Taubaté.