Sob ameaça de novas rebeliões em unidades prisionais da região, a Polícia Militar tem reforçado o efetivo e o patrulhamento nas proximidades de presídios entre Taubaté e Tremembé.
Na madrugada da última quarta-feira (25), detentos de três pavilhões do CDP Centro de Detenção Provisória de Taubaté tentaram um motim, ação que foi rapidamente frustrada pelo GIR Grupo de Intervenção Rápida da SAP Secretaria de Administração Penitenciária. Moradores próximo da unidade se assustaram com as explosões. Não houve fuga.
Na última semana, segunda-feira (16/03), mais de 200 internos no Pemano, o Presídio Edgar Magalhães Noronha conseguiram fugir durante uma rebelião. Na mesma semana outras duas fugas em dias diferentes foram registradas.
A mobilização no sistema carcerário foi iniciada após o cancelamento da saída temporária de Páscoa. O estado justificou o cancelamento como medida preventiva a pandemia do novo coronavirus.
Durante os próximos dias o policiamento segue reforçado em torno as unidades que estão concentradas na Rodovia Amador Bueno da Veiga, a SP 62 que liga Taubaté a Pindamonhangaba. Para o reforço será empenhado o BAEP Batalhão de Ações Especiais, o Canil, Cavalaria, equipes de Força Tática e se necessário o helicóptero águia, formando um “cinturão” de segurança ao redor das unidades.