Um homem foi detido por manter oito pássaros em cativeiro, posse irregular de arma de fogo e caça de animais silvestres na rua dos Pardais na Vila Tatetuba em São José dos Campos (SP) na segunda-feira (30). Segundo a Polícia Ambiental, sete aves silvestres foram apreendidas.
Durante patrulhamento, a equipe recebeu a denúncia de aves mantidas em cativeiro por um morador do bairro. No local indicado, a polícia identificou uma espingarda, 20 cartuchos, dois frascos de chumbinho e três apitos usados para atrair pássaros.
Entre as sete aves mantidas em cativeiro, duas eram da espécime Trinca Ferro, três Sanhaços, dois Pintassilgos e um Pintagol sem autorização. Apenas um animal tinha autorização, mas também foi entregue à polícia.
Na casa também foram encontradas cinco pássaros exóticos da espécime Canário do reino que são isentos de autorização e também foi encontrada carne congelada de Paca que é um animal silvestre.
Pena
A ocorrência foi registrada no quinto DP de São José. O homem foi preso em flagrante, mas foi solto ao pagar fiança de R$ 1.100.
O criminoso vai responder em liberdade por crime ambiental. Ele foi autuado no valor de R$ 7 mil. Os pássaros, gaiolas e as carnes de Paca apreendidas foram destinadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) Ibama da cidade de Lorena.
Foto: Divulgação/ Polícia Ambiental