A estreia de Daniel Alves pelo São Paulo não poderia ter sido melhor: Morumbi com mais de 47 mil pagantes e gol da vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, neste domingo, pela 15.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O lateral-direito espanhol Juanfran também fez seu primeiro jogo pela equipe tricolor, e foi dela a assistência pela direita para o gol do capitão da seleção brasileira. A esperança que já era grande do torcedor, só fez aumentar nesta estreia.Com a vitória, o São Paulo diminuiu para cinco pontos a diferença para o líder Santos, que perdeu para o Cruzeiro de Rogério Ceni por 2 a 0. Quinto colocado, o time paulista ainda tem um jogo a menos para fazer, que será disputado nesta quarta-feira, contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada. Se ganhar, cola nos rivais da parte de cima da tabela do Brasileirão. E começa a sonhar. Cuca disse que a Libertadores é o primeiro objetivo.
Usando a camisa 10, que já foi de Raí, presente no Morumbi para vê-lo estrear, Daniel Alves atuou no meio de campo, livre de posição, ora mais pela direita, ora pela esquerda e centralizado. Finalizou com perigo logo no primeiro lance do jogo e marcou aos 39 minutos do primeiro tempo, após passe de Juanfran e ajeitada de Raniel. Depois, ele assustou em cobrança de falta e também deu um belo chapéu em Fabinho.
Daniel Alves não jogava desde o dia 7 de julho, quando a seleção brasileira venceu o Peru e conquistou a Copa América, mas nem por isso pareceu estafado ao fim do jogo. Ele permaneceu em campo os 90 minutos contra o Ceará. Juanfran não atuava desde o dia 18 de maio, pelo Atlético de Madrid, e também não foi substituído por Cuca. Os reforços trabalharam por 11 dias no CT da Barra Funda antes da estreia, e mudaram o astral do time do Morumbi. Ao Estado, o goleiro Volpi revelou que suas carreiras não são boas por acaso. Disse isso referindo-se ao horário que chegam e saem nos treinamentos.
O técnico Cuca surpreendeu na formação do São Paulo ao sacar Luan e colocar Liziero como titular. Ele estava fora por lesão. Tchê Tchê atuou recuado, como primeiro volante, enquanto Liziero e Daniel Alves tinham liberdade para criar pelo meio. A equipe formava um 4-1-4-1, com Everton e Antony abertos pelos lados e Raniel centralizado. Alexandre Pato, que sofreu uma pancada na coxa, foi desfalque.
O Ceará até levou algum perigo, mas parou na boa atuação de Tiago Volpi. O goleiro fez ao menos três defesas difíceis e salvou o São Paulo de sofrer gols. Não à toa, teve o nome bastante cantado pelos torcedores após espalmar chute no ângulo de Samuel Xavier. os 47 muil torcedores que foram ao Morumbi ver a estreia de Daniel Alves fizeram uma renda de R$ 3,3 milhões.
A equipe alvinegra ainda reclamou de possível pênalti cometido por Tiago Volpi em Felippe Cardoso. O goleiro chegou a tocar o centroavante dentro da área, mas o juiz interpretou a disputa como lance normal. A vitória fez o São Paulo igualar uma marca que não acontecia havia um ano: quatro triunfos consecutivos. São 12 pontos na conta. Além disso, a equipe aumentou a invencibilidade para oito partidas. Já o Ceará, que vinha de duas vitórias, estacionou nos 20 pontos e caiu na tabela.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 x 0 CEARÁ
SÃO PAULO: Tiago Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; Liziero (Luan), Tchê Tchê e Daniel Alves; Antony (Vitor Bueno), Everton (Helinho) e Raniel. Técnico: Cuca.
CEARÁ: Diogo Silva, Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio (Tiago Alves) e João Lucas; Fabinho, Ricardinho, Thiago Galhardo e Lima (Wescley); Leandro Carvalho (Mateus Gonçalves) e Felippe Cardoso. Técnico: Enderson Moreira.
GOL – Daniel Alves, aos 39 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS – Lima, Samuel Xavier (Ceará); Everton, Bruno Alves, Luan (São Paulo)
ÁRBITRO – Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE).
PÚBLICO – 47.705 pagantes.
RENDA – R$ 3.353.610,00.