Uma carga de garrafas de vinho com drogas foi apreendida no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, pela Receita Federal. De acordo com o órgão, no interior dos recipientes havia cerca 122,5 quilos de cocaína diluída.
Ao todo, foram encontradas 150 garrafas com o líquido — segundo a Receita Federal, o material ilícito tinha como destino a Guiné Equatorial, país do continente africano. A carga de entorpecentes foi identificada por cães farejadores, em conjunto com análises de imagens de raio x.
O material foi encontrado na tarde desta segunda-feira pelos agentes. Posteriormente, já nesta terça-feira, peritos da Polícia Federal analisaram o líquido e confirmaram que se tratava do entorpecente.
Recorde de apreensões em 2018
Ao longo de 2018, quase duas toneladas de drogas (1.879 quilos) foram apreendidas pela Polícia Federal (PF) em trabalho conjunto com a Receita Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos, principal saída do país para o exterior. O volume é o maior dos últimos 18 anos, de acordo com a PF.
A informação consta de um levantamento divulgado pelo órgão no início deste ano. Segundo os dados, o montante de material ilícito encontrado superou o de 2017, quando foram apreendidos 1.706 quilos de drogas; e foi maior do que a marca atingida em 2010 — o recorde até então — com 1.861 quilos de entorpecentes encontrados pelos agentes.