O ciclone tropical Fani se intensificou na baía de Bengala (oceano Índico), no leste da Índia, e continua avançando para o país, onde deve efetivamente entrar no continente na madrugada desta sexta-feira 3 de maio.
Fany é um sistema muito forte e a força de seus ventos na tarde da quinta-feira, 2 de maio, era comparada a um furacão de categoria 4 da escala Saffir-Simpson, que mede a intensidade dos furacões que acontecem no oceano oceano Atlântico.
Os ventos sustentados no início da tarde de 2 de maio eram estimados em aproximadamente 249 km/h, mas com rajadas ainda maiores.
Maio é época de formação dos ciclones tropicais no oceano Índico.
Na imagem de satélite é possível ver o olho do ciclone tropical Fani já muito próximo do território indiano, às 16h30 UTC (13h30, hora de Brasília).
A previsão da empresa de meteorologia StormGeo é de que centro de Fani entre efetivamente em terra na madrugada desta sexta-feira, 3 de maio. Depois, o centro do sistema deve se deslocar mais rapidamente na direção norte/nordeste enfraquecendo gradualmente para uma tempestade tropical, antes de passar a oeste de Calcutá na manhã de sábado, dia 4. No domingo, 5 de maio, Fani já estará mais enfraquecido deve chegar a região de Bangladesh apenas como um sistema de baixa pressão atmosférica.
A chuva intensa de Fani deve provocar muitas enchentes sobre partes da Índia. Além da falta de energia, a ventania deixa o mar muito agitado e perigosas ondas são esperadas para a baía de Bengala nos próximos dias.
O mapa mostra a projeção de deslocamento do intenso ciclone tropical Fani nos próximos dias.