A segunda etapa de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (22), para um novo grupo, nos postos de saúde da região. Uma criança de um ano morreu vítima da doença em Taubaté em março.
A campanha, até 31 de maio, passa a abranger idosos (mais de 60 anos), profissionais da saúde, população indígena, professores (rede pública e privada) e pacientes com doenças crônicas – como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.
O grupo que começou a ser imunizado dia 10, sendo as grávidas, crianças até cinco anos e 11 meses, e puérperas, podem continuar procurando as unidades de saúde para a imunização. O ‘Dia D’ da vacinação, para todos os públicos-alvo será no dia 4 de maio.
A campanha pretende frear a ocorrência da doença, as internações e mortes provocados pelo vírus influenza nos grupos mais vulneráveis. Esses grupos têm maior risco de evolução da doença e suas complicações.
A vacina vai prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. A transmissão ocorre, por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar.
Em São José dos Campos as vacinas contra gripe são aplicadas nas 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). São mais de 200 mil doses disponíveis.
“A gente só suspende a vacina se a pessoa está com sintomas de doença mais grave, alguma febre alta, por exemplo”, disse Cristina Alvarenga, coordenadora do programa de imunização de São José. Em 2018, foram vacinadas 195.099 pessoas contra a Influenza na cidade.