Foi um jogo emocionante, equilibrado, digno de duas equipes que têm chance de conquistar a Superliga Masculina. O resultado foi o reflexo do momento dos dois times. Por 3 sets a 2 (22/25, 25/23, 21/25, 32/30, 15/12), o Taubaté, que chegou à nona vitória seguida, venceu o Sesc, que acumula cinco derrotas nas mesmas nove partidas.
O Sesc chegou a estar vencendo por 2 sets a 1, mas Douglas Souza, escolhido como o melhor do jogo, desequilibrou para o Taubaté. No quarto set, a equipe carioca chegou a ter a chance de vencer o jogo, mas o talento do ponteiro da seleção pesou na hora decisiva da parcial incrivelmente disputada: 32 a 30.
O resultado permite ao Taubaté seguir sonhando em terminar em primeiro na primeira fase. Em terceiro, com 41 pontos, a equipe paulista está a quatro pontos do Cruzeiro, líder da competição, com 45. Com 36 pontos, o Sesc estacionou na quarta posição e vai precisar vencer seus últimos jogos e torcer por tropeços dos rivais para tentar ganhar posições na tabela.
As duas equipes voltam a jogar no próximo sábado. Às 19h, o Sesc recebe o Itapetininga. Uma hora e meia depois, o Taubaté recebe o vice-líder Sesi.
O jogo
A partida começou equilibrada, com os dois times trocando pontos. Apenas quando Maurício Borges acertou um bom saque, o placar desgrudou (12 a 10 pro Sesc). Em bloqueio de Aracaju, o Sesc ampliou a vantagem para três pontos. A partir daí, Taubaté começou a apostar cada vez mais em Conte, que correspondia. Do outro lado, Thiaguinho entregou para Wallace a responsabilidade de manter o time carioca na frente. Na jogada errada de Uriarte com o meio, o Sesc ficou com a vitória na mão (24 a 21). O ataque errado de Abouba confirmou a vitória parcial do Rio: 25 a 21
O segundo set começou quase como uma réplica do primeiro: os times trocavam pontos até Maurício Borges chegar ao saque. Primeiro, o Taubaté errou no posicionamento em quadra. Depois, um bom serviço de Borges quebrou o passe do time paulista e permitiu a Penchev bater de xeque e abrir três de vantagem (11 a 8). Mas as semelhanças com a primeira parcial terminaram aí. O Taubaté reagiu. Abouba no bloqueio empatou. Conte virou no saque (13 a 12). Abouba ampliou também no saque (16 a 14). Então foi a vez do Sesc reagir. Wallace atacou uma bola dificílima e depois bloqueou para deixar tudo igual. Athos achou o tempo de Penchev e de Wallace e voltou a abrir para Taubaté (22 a 20). E coube a Douglas Souza bater as duas últimas bolas e garantir o empate em sets: 25 a 23.
O Taubaté começou bem o terceiro set. Em ace de Conte, fez 6 a 4. Mas foi só fogo de palha. O Sesc reagiu e em pouco tempo abriu vantagem em ataque de Maurício Borges (10 a 7). A equipe paulista reagiu no saque de Rapha e voltou a ficar à frente do placar (13 a 12). Mas a reação durou pouco. Consistente, o Sesc foi abrindo pouco a pouco até que Conte errou feio um passe e a bola ficou de xeque pra Wallace fazer 21 a 17. A partir daí, a equipe carioca administrou até fechar em 25 a 21.
Haja emoção
A quarta parcial começou mais uma vez com o Taubaté melhor. Em um erro de ataque de Penchev, o time visitante abriu 15 a 12. O Sesc reagiu e empatou com Maurício Borges no 16 a 16. Douglas Souza caçou Wallace no bloqueio e voltou a colocar Taubaté em vantagem (19 a 17). Mas o próprio Wallace empatou novamente com um ace. Entre um ace de Douglas Souza (21 a 21) e outro de Penchev (23 a 22), as equipes trocavam pontos. E haja emoção. Os dois times tinham chances de fechar, mas não conseguiam. Wallace, Douglas, Lucarelli e Penchev conseguiam virar bolas difíceis e davam show no ataque. Em um ace de Douglas Souza, o Taubaté deu números finais ao set 32 a 30 e tudo empatado.O Taubaté começou o quinto set com tudo. Otávio forçou o saque e conseguiu abrir dois pontos logo de cara (4 a 2). Douglas Souza, muito inspirado no jogo, forçou o saque, Maurício Borges errou o passe e Robinho bateu de xeque (7 a 4). Com essa vantagem na mão, o time paulista só precisou administrar o jogo. O Sesc tentava reagir e chegou a encostar em bloqueio de Thiago Barth em Douglas (13 a 12). E foi também com um bloqueio que o Taubaté fechou o jogo. Abouba parou Wallace: 15 a 12.