O fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela impedia pelo menos 100 venezuelanos de entrar no país até às 9h (horário de Brasília) desta terça-feira. Muitos passaram a madrugada na divisa entre os dois países.
O bloqueio foi determinado pelo juiz federal Hélder Girão Barreto, da 1ª Vara Federal de Roraima, no domingo. As polícias Federal, Rodoviária Federal e agentes da Força Nacional de Segurança cumprem a decisão desde as 17h de segunda.
Horas depois do fechamento da fronteira, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber negou fechá-la em uma ação movida pelo governo de Roraima. No entanto, há o entendimento de que a decisão dela não revoga de imediato a decisão do juiz federal.
Na fronteira, que fica a 215 km da capital Boa Vista, dezenas de venezuelanos que entrariam pela primeira vez no país estão retidos. Quem já possui pedido de refúgio ou residência temporária, e cidadãos de outras nacionalidades – como prevê a decisão do juiz – podem passar livremente depois de apresentar documentação às polícias.
Foto: Inaê Brandão/G1 RR