O mundo mais uma vez conseguiu espiar os seguranças de Kim Jong-un enquanto eles cercavam o comboio do líder norte-coreano em Singapura.
Mas eles são mais do que uma atração peculiar, afinal, quando se trata da segurança de seu governante, a Coreia do Norte não brinca em serviço.
Quando está em seu país, Kim é cercado por três linhas de seguranças. Em Singapura, ele exibe outra formação – e todos os olhos se voltam para os homens de ternos escuros.
Os seguranças que correm ao lado da limousine de Kim e os que caminham perto dele integram um grupo formalmente chamado de Escritório Principal de Ajudantes.
Eles formam a linha mais próxima de Kim e são selecionados pelo Exército norte-coreano dentre recrutas que cumprem suas obrigações militares.
Os critérios para a seleção incluem a altura – dá-se preferência aos que têm a mesma altura que o líder – e a qualidade da visão. Eles precisam demonstrar alta aptidão para manusear armas de fogo e para as artes marciais.
Por fim, é feita uma investigação rigorosa do guarda-costas e de seus antepassados até duas gerações anteriores.
Muitos ajudantes têm parentesco com a família Kim ou com outras famílias da elite norte-coreana.Assim que são selecionados para se tornar seguranças (recusar o trabalho não é uma opção), eles passam por um treinamento intensivo, similar ao aplicado pelas Forças Operacionais Especiais do Exército norte-coreano.
Isso inclui treinamento em armas de fogo e técnicas de fuga. Os seguranças passam por testes de resistência física, aulas de comportamento e exercícios rigorosos.
Eles formam um círculo em torno de Kim que lhes permite uma visão em 360 graus do local. Entre três e cinco guarda-costas – incluindo o diretor do Escritório Principal de Ajudantes – se deslocam à frente do líder.
Dois ou três seguranças ficam de cada lado do grupo, e outros quatro ou cinco acompanham por trás.
Num sinal de seu poder no regime, eles estão entre os poucos cidadãos norte-coreanos autorizados a portar armas carregadas perto do governante do país – normalmente, uma pistola semiautomática e uma arma de reserva.
Apesar disso, suas principais ferramentas para defender Kim são as habilidades de observação e de neutralizar qualquer ameaça com as mãos e os corpos.