Levantamento do Instituto Sou da Paz considera ocorrências de homicídio, estupro e crime patrimonial. Foram analisadas 138 cidades do estado com mais de 50 mil habitantes.
Lorena é a cidade mais violenta do estado de São Paulo segundo levantamento inédito do ‘Instituto Sou da Paz’. Para elaborar o ranking, a ONG analisou casos de homicídio, estupro e crime patrimonial em 138 municípios paulistas em 2017.
Com 87 mil habitantes, a cidade alcançou índice de 54,4 pontos no ‘Índice de Exposição a Crimes Violentos’ – número mais alto na escala. A cidade menos violenta do estado, São José do Rio Pardo, teve a menor pontuação, 8,3. Na avaliação da Polícia Civil, o resultado de Lorena é reflexo de um cenário de vulnerabilidade social.
A cidade registrou taxa de 31,8 mortes por grupo de 100 mil habitantes no ano passado. A capital São Paulo, por exemplo, teve 5,9 óbitos por 100 mil pessoas. Em números absolutos, de acodo com a Secretaria de Segurança Pública, Lorena contabilizou 30 vítimas de assassinato em 2017.
Para Ivan Marques, diretor executivo do Instituto Sou da Paz, o estudo servirá para o governo de São Paulo adotar políticas de segurança pública para investimentos nas Polícia Militar e Civil. Ele sugere que os números sejam um alerta para a população.
Outras duas cidades da região também estão na dianteira no ranking das cidades mais violentas do estado. Caraguatatuba está na 4ª colocação e Guaratinguetá ocupa a 8ª posição. Veja:
Ranking com as 10 cidades MAIS violentas de SP (Foto: IECV)
Foto Destaque : significados sonhos