No dia 12 de abril, a cantora sertaneja Simaria, que faz dupla com Simone, foi internada no hospital Sírio-Libanês diagnosticada com tuberculose ganglionar. A informação foi divulgada pelo portal de notícias G1. Essa forma da doença, que é provocada pelo Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch), não é contagiosa e tem baixa chance de morte.
Segundo a médica de família Nicole Geovana, do portal Médico Responde, a tuberculose ganglionar acomete os gânglios linfáticos, também chamados de linfonodos – pequenos órgãos de defesa localizados em várias partes do corpo. “A tuberculose ganglionar acomete com mais frequência os gânglios do pescoço, da região da clavícula, do tórax, das axilas e virilha.Geovana alerta que os principais sintomas da tuberculose que está afetando a cantora Simaria são febre, emagrecimento e aumento progressivo dos gânglios linfáticos. “Normalmente, observa-se o aparecimento de um nódulo de crescimento lento e indolor em apenas um lado do pescoço […] À medida que a doença avança, a pele que recobre o linfonodo pode ficar avermelhada e lustrosa”, completa a médica.
O tratamento para o problema causado pelo bacilo de Koch consiste na administração de um conjunto de medicamentos antibióticos tomados por via oral.
No caso da artista sertaneja, segundo o portal G1, ela teve alta no dia 17 de abril e continuará a combater a doença em sua casa.
(foto: Instagram/simaria/Reprodução)