Ao menos 20 famílias começaram a ser retiradas de suas casas nesta quarta-feira (14) por medida de segurança devido às fortes chuvas que atingiram Ilhabela. Outras dez também deixaram as casas em São Sebastião, que decretou estado de emergência
Em Ilhabela, de acordo com a Defesa Civil, os moradores removidos estavam em áreas de risco e deverão ser abrigados na Escola de Vela, Lars Grael.
Apenas nesta quarta-feira, choveu 167,6 milimetros na cidade, de acordo com o registro de estação do Instituto Nacional de Meteorologia. Desse total, 115 mm caíram entre 17h e 19h. O esperado para o mês inteiro é de 220 a 260 mm, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe).
As chuvas deixaram bairros alagados na cidade. No Morro do Cemitério, o muro de uma casa caiu e atingiu o imóvel. Ninguém se feriu, segundo a prefeitura.
Na terça-feira, as chuvas já haviam causado a queda de árvores na cidade.
São Sebastião
A cidade, que estava em estado de atenção, entrou em estado de emergência na noite desta quarta. As chuvas que já vinham causando alagamentos na cidade nos últimos dias voltaram a cair na tarde de quarta. Dez famílias da região central ficaram desabrigadas e foram levadas para o centro comunitário do bairro Topolândia.
Desde segunda já choveu na cidade o esperado para o mês, que é de cerca de 260 milímetros. Na tarde desta quarta, as ruas do centro ficaram alagadas e os moradores relataram ter ficado ilhados em casas e comércios.
Eles também registraram alagamentos em diferentes bairros, entre eles Topolândia, Canto do Mar, Barequeçaba, Guaecá, Olaria e Pontal da Cruz.
Moradores de Caraguatatuba e de Ubatuba também sofreram com alagamentos na tarde desta quarta-feira.
(Foto: Divulgação/PMSSB)