A obra de interligação entre a rodovia Carvalho Pinto (SP-70) e a Oswaldo Cruz (SP-125) deve ser entregue em março. A previsão inicial era que a o corredor ficasse pronto em junho de 2014.
A expectativa é que o prolongamento da Carvalho Pinto reduza o congestionamento no entroncamento entre a estrada e a Dutra, principalmente nos feriados. Atualmente, para acessar a Oswaldo Cruz, os motoristas que vem de São Paulo têm que entrar na Dutra. Com o prolongamento, isso não será mais necessário.
O prolongamento tem 8,6 quilômetros, dois túneis, cinco pontes e oito viadutos. O investimento é de R$ 322 milhões e, de acordo com a concessionária Ecopistas, responsável pela obra, 95% do trabalho está concluído.
A obra recebe sinalização, pintura de solo, sistema de drenagem e elementos de segurança, como defensas metálicas e barreiras de concreto.
Atraso
Em novembro de 2016 o Ministério Público entrou com uma liminar contra a obra, com a justificativa de problemas ambientais no projeto. Depois a Justiça liberou a construção do prolongamento.
Antes, um impasse sobre o traçado da obra envolveu a concessionária Ecopistas e a Prefeitura de Taubaté. Foram necessárias desapropriações de áreas para dar lugar à estrada.
(Foto: Gilberto Marques/A2img/Divulgação Governo de SP)