A morte de um homem de 28 anos é investigada por suspeita de febre amarela. Ele morreu em São José dos Campos no último dia 10. Se confirmada a causa, essa será a primeira morte provocada pela doença na cidade.
De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o homem passou as festas de fim de ano em uma chácara em Mairiporã (SP) – onde há circulação do vírus da febre amarela silvestre. Ele voltou no dia 2 de janeiro e começou a manifestar os sintomas da doença.
Marconio João de Barros era morador do Jardim Imperial, na zona sul de São José. A região foi alvo de ação de nebulização na casa da vítima em no entorno, em uma área de 200 metros, o equivalente a nove quarteirões.
O mesmo procedimento foi adotado no dia do sepultamento da vítima, no cemitério Colônia Paraíso, onde ele foi velado.
Diagnóstico
O paciente foi atendido no Hospital de Clínicas Sul, com quadro de infecção aguda no último dia 8. Depois, ele foi transferido para o hospital Municipal.
Dentre as suspeitas de diagnóstico estavam: leptospirose, febre maculosa, dengue e febre amarela.
De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, foram solicitados exames ao Instituto Adolfo Lutz para atestar a causa da morte. Os resultados serão recebidos em 15 dias.
(Foto: Prefeitura de São José dos Campos/Divulgação)