O ano de 2017 foi marcante para Demetrious Johnson. Único campeão peso-mosca da história do Ultimate, o americano manteve seu domínio e quebrou o recorde de defesas de cinturão ao finalizar Ray Borg de forma espetacular e manter o título pela 11ª vez, uma a mais que Anderson Silva conseguiu entre os médios.
Com um jogo que parece não ter defeitos, Johnson fez a sua primeira defesa de cinturão do ano em abril, quando enfrentou o brasileiro Wilson Reis. No fim do terceiro round, o campeão encaixou uma chave de braço e liquidou o atleta tupiniquim. O retorno do “Mighty Mouse” ao octógono aconteceu em outubro. Desta vez, a vitória foi ainda mais espetacular. Soberano no combate até o quinto assalto, Johnson aplicou a queda em Ray Borg e encaixou uma chave de braço voadora, antes de o lutador chegar ao solo.
Quem também teve grande destaque em 2017 foi Cris Cyborg. A brasileira, enfim, assumiu o trono da categoria feminina dos penas. Antes de ter sua chance, ela viu Germaine de Randamie e Holly Holm se enfrentarem pelo cinturão inaugural da divisão até 66kg. A holandesa venceu por pontos, mas recusou-se a encarar Cris. Com isso, o cinturão voltou a ficar vago, e Cyborg teve a campeã peso-galo (até 61kg) do Invicta FC, Tonya Evinger, como oponente. O resultado, claro, foi um nocaute devastador no terceiro assalto.
(Foto: Getty Images)