Uma tradicional lanchonete no alto da serra da Oswaldo Cruz (SP-125), em Ubatuba (SP), foi demolida na tarde desta terça-feira (3), após uma decisão judicial. O estabelecimento, construído em 1935, estava em uma área do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que entrou com uma ação em 2010 pedindo a retirada do imóvel.
A lanchonete ficava na altura do km 79 da rodovia e servia como ponto de parada para pessoas que passavam pelo trecho – ela era o último ponto comercial antes da serra.
Segundo a família proprietária do local, embora o processo se arraste há sete nos na Justiça, apenas na quinta-feira (28) um oficial de justiça notificou os responsáveis sobre a ordem de demolição, que foi cumprida nesta terça.
“Está todo mundo muito triste porque isso faz parte da nossa história desde sempre. Nosso bar sempre ajudou as pessoas que precisavam de alguma coisa aqui na serra”, lamenta Jefferson Marcos dos Santos, filho do proprietário da lanchonete, que é idoso e morava no local.
A família defende que por a lanchonete ocupar o trecho há muito tempo, isso deveria ter sido considerado e a destruição do espaço barrada.
A demolição foi acompanhada pela Polícia Militar e por agentes da Prefeitura da Ubatuba.
Na terça-feira, o DER informou que o estabelecimento estava em uma área de preservação ambiental.