A Prefeitura de Taubaté confirmou, na tarde desta segunda-feira (11), o primeiro caso autóctone – contraído no município – do vírus chikungunya. Além dele, a cidade contabiliza em 2017 outros quatro casos importados da doença, que circula no país desde 2014 e é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
A Secretaria da Saúde de Taubaté informou apenas que o paciente era mulher, de 30 anos, e passa bem. A paciente manifestou os sintomas da doença em agosto.
Em todo ano passado, Taubaté contabilizou seis casos de chikungunya, sendo todos importados. Como deste vez a ocorrência é autóctone, isso indica que o vírus já circula no município.
A chikungunya tem sintomas parecidos com a dengue e zika, como febre, manchas vermelhas na pele, coceira, dor de cabeça e nas articulações. A infecção viral também pode provocar febre acima de 38 graus, de início repentino.
Dengue
Taubaté teve até agosto deste ano 56 casos confirmados de dengue, sendo 52 autóctones e quatro importados. Nenhum caso de zika foi registrado.