Enquanto o Vasco se movimenta no mercadão para definir um novo treinador – Zé Ricardo é o favorito para substituir Milton Mendes -, o elenco iniciou a preparação para o clássico com o Fluminense. Por enquanto, Valdir Bigode é o interino responsável pelos treinos. Nesta quarta, ele deve começar a montar o time para o jogo de sábado.
Seja Valdir, Zé Ricardo ou outro nome a assumir o Vasco, há alguns pontos que precisam ser analisados pelo próximo treinador para corrigir a rota da nau cruz-maltina e levá-la a águas calmas no mar do Campeonato Brasileiro:
O padrão
Com Milton Mendes, o Vasco teve 18 formações diferentes em 21 rodadas. Como resultado prático, o time chegou ao segundo turno ainda sem entrosamento e padrão tático desejáveis para esta altura do campeonato. Montar rapidamente uma estrutura básica para montar a equipe nesta reta final de Série A é uma das tarefas para melhorar o rendimento.
Defesa
Achar um padrão passa por acertar a defesa. O Vasco é o segundo time que mais levou gols no Brasileirão, com 34. Perde apenas para o lanterna Atlético-GO, que tem 36. É preciso começar por definir a dupla de zaga: Anderson Martins estreou contra o Bahia, ainda está longe do ritmo ideal, mas provavelmente será o titular. Breno, Paulão, Rafael Marques, Jomar, Lucas Rocha e Ricardo são as outras opções.
Jovens ou medalhões?
Milton promoveu diversos garotos para o time principal, e alguns deles mostraram valor, como Mateus Vital, Paulinho e Paulo Vitor. Recentemente, porém, o técnico estava apostado em nomes mais experientes. Achar o equilíbrio entre a juventude e a experiência seria importante para acertar o time no Brasileirão.
Qual a meta?
O presidente Eurico Miranda segue confiante na briga por uma vaga na Libertadores. Milton seguiu o mesmo discurso. Mas o Vasco está na 16ª posição, a dois pontos da zona de rebaixamento. O novo treinador precisará mobilizar o time para um campeonato que se tornará cada vez mais de tiro curto. Como administrar a expectativa de Eurico com a realidade da tabela neste início?
Sequência difícil
Falando em tabela, os próximos jogos do Vasco são complicados. Após o clássico com o Fluminense, o time terá 15 dias para trabalhar até o compromisso com o Grêmio em casa. Depois, partidas fora contra Corinthians e Sport. Fechando o ciclo, duelo com a Chapecoense, no momento um rival direto, no Rio.