O Sindicato dos Condutores informou que os ônibus urbanos e intermunicipais devem circular normalmente no Vale do Paraíba nesta sexta-feira (30), dia em que estão previstos protestos contra reforma trabalhista e da Previdência. No início da manhã, houve atraso na saída dos ônibus por causa de tentativa de promover assembleias na porta das empresas.
De acordo com o sindicato, a paralisação seria levada para votação em assembleia nesta manhã. Em São José dos Campos, a Polícia Militar e a Guarda Civil garantiram a saída dos ônibus da garagem. O sindicato diz que a presença dos órgãos de segurança impediram as assembleias com os trabalhadores.
Por isso, houve conflito entre sindicalistas e membros da Guarda Civil. Na portaria da Expresso Maringá, uma das operadoras do transporte coletivo em São José, o Sindicato dos Metalúrgicos afirma que os dirigentes sindicais foram agredidos com cassetetes e spray de pimenta.
Por nota, a PM informou que houve assembleia e que não houve impedimento por parte das forças de segurança.
Em Taubaté, os motoristas da ABC Transportes também decidiram pela manutenção do transporte na cidade. Não houve atraso na saída dos veículos e o sistema opera normalmente nesta sexta.
No início da manhã, funcionários do transporte público em Jacareí ainda decidiam em assembleia a adesão ao movimento, mas até as 5h30 nenhum ônibus havia deixado a garagem. A informação da da assessoria imprensa da JTU empresa é que os ônibus começaram a circular às 6h15. Às 7h30 a situação do transporte coletivo na cidade estava normalizada.