O Manthiqueira de Guaratinguetá soube defender a liderança isolada do Grupo 4 do Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão. No jogo que fechou a nona rodada, na manhã deste domingo, visitou o União de Mogi das Cruzes e venceu por 2 a 1.
Somando 15 pontos, o Manthiqueira saiu da oitava rodada como líder isolado. No entanto, nas duas partidas que abriram a nona rodada no sábado à tarde, foi momentaneamente ultrapassado por dois concorrentes. O Grêmio Mauaense e o São José, que estavam com 13 pontos, venceram suas respectivas partidas (3 a 0 no Atlético Mogi e 4 a 1 no Jabaquara) e passaram a 16.
Em Mogi das Cruzes, o Manthiqueira queria a vitória e não somente para reassumir a liderança. Com mais três pontos, continuaria no caminho do principal objetivo na atual fase do campeonato, que é antecipar classificação entre os quatro melhores do grupo.
Visitando um União com apenas seis pontos e querendo explorar todas chances para tentar a classificação, o Manthiqueira soube equilibrar as ações em um primeiro tempo sem gols. No time, a estreia do atacante Igor e a volta do artilheiro Pedrinho, após suspensão por expulsão, foram as novidades. Uma confirmação da equipe armada pelo técnico Damaceno Fidélis.
Já no segundo tempo, com o time da casa se expondo pela necessidade de vitória, o Manthiqueira soube aproveitar os espaços e abriu o placar, aos 12 minutos, poe intermédio do atacante Lucas Batata.
O União sentiu o golpe e a equipe de Guaratinguetá aproveitou o bom momento para ampliar, aos 17 minutos, com o meio-campista Dener.
A vantagem de 2 a 0 vinha sendo bem defendida pelo Manthiqueira até o time da casa marcar o seu gol, aos 37 minutos, com Igor. Por isso, no tempo restante, os visitantes tiveram mais trabalho para manter a vantagem, mas foram competentes e justificaram a conquista dos três pontos.
O Manthiqueira atuou com: Adalberto; Guilherme Cururu, Léo Turbo, Felipe Gomes e Luciano Pit; Lucas Xandão (Vitor Ono 4´/1º), Dener e Kleber; Igor (Ruan 18´/2º), Lucas Batata (Vitor 40´/2) e Pedrinho.
O União de Mogi, do técnico Paulo Mulle, atuou com: Caio; Lucas Lorenzi, Anderson Bandeira, David (Jhonnata 29´/2º) e William; Vam Baster, Rodrigo (Miqueas 15´/2º) e Felipe Pinguim; Igor, Nícolas e Álvaro (Oscar 38´/2º).
O árbitro foi Marcos Silva dos Santos Gonçalves, com os assistentes Cosme Tavares dos Santos e José Lucas Cândido de Souza. O quarto árbitro Samuel Aguilar de Lima.