O sonho de Glover Teixeira em disputar novamente o cinturão do UFC ficou mais distante. O brasileiro não foi páreo para o jogo de Alexander Gustafsson e foi duramente castigado pelo sueco, que encerrou o combate com um nocaute técnico no quinto round da luta principal do UFC Estocolmo, realizado neste domingo (28), na Suécia
Com a vitória, Gustafsson se coloca, pela terceira vez, próximo ao posto de desafiante ao cinturão dos meio-pesados. Ele já disputou o título em duas oportunidades, mas foi derrotado por Jon Jones, em 2013, e por Daniel Cormier, em 2015. Na entrevista pós-luta, o sueco elogiou o brasileiro, mas ressaltou sua atuação.
“Glover é um grande lutador e uma honra receber ele aqui. Ele bate muito forte, tem ótimas combinações, mas meu uppercut funcionou. Hoje era o meu dia”, declarou o vencedor.
Ainda no octógono, Gustafsson aproveitou a ocasião favorável e pediu sua noiva em casamento, para delírio do público presente na arena.
Glover, por sua vez, sofreu o segundo nocaute em três lutas. Aos 37 anos, o brasileiro sofreu sua quarta derrota em 13 lutas no Ultimate.
A luta
O duelo começou animado, com os dois lutadores tomando a iniciativa. Glover agarra o rival e aplica uma linda queda, mas Gustafsson se levantou na sequência. O brasileiro conecta um forte soco de direita no sueco, que corre pelo octógono. Teixeira tenta encurtar a distância, mas Gustafsson acerta um dedo ilegal no olho esquerdo de Glover, obrigando o árbitro interromper a luta por alguns instantes. A luta voltou no centro do octógono, com Alexander conectando um belo gancho no queixo do brasileiro, que balançou. Glover seguiu caçando o sueco, que literalmente corria pelo octógono. No minuto final, o mineiro tentou levar a luta para o chão, sem sucesso.
Glover voltou para a segunda etapa de maneira semelhante, controlando as ações, mas foi surpreendido com outro golpe certeiro no queixo. Gustafsson, mais uma vez, passou a correr pelo cage, com o brasileiro o caçando. Com os dois no meio do octógono, Alexander acertou uma bela sequência de golpes, levando o brasileiro a knockdown. Glover, no entanto, conseguiu sobreviver à blitz do europeu. Os dois voltaram para o centro, com Glover indo para cima e apostando na mão pesada. Gustafsson seguiu evitando a trocação franca até o gongo soar.
No primeiro minuto da terceira etapa, Gustafsson, de novo, acertou um potente gancho no queixo de Glover, que caiu. O sueco foi para a guarda do brasileiro e passou a desferir cotoveladas, mas Teixeira resistiu ao castigo, raspou e conseguiu ficar em pé. Mas por pouco tempo, uma vez que Alexander aplicou a queda e levou a luta novamente para o solo. Guerreiro, Glover conseguiu levantar outra vez. Os dois ficaram se estudando no centro do octógono, com o sueco conectando bons golpes.
A quarta etapa começou de maneira mais calma, com os dois se arriscando pouco. Gustafsson levou a luta para a grade e passou a pressionar o brasileiro, que não mostrava forças para reagir. O duelo voltou para o centro do octógono, com o Glover tentando trocar na curta distância. Alexander, no entanto, seguiu frustrando o rival, que sofria com os contragolpes.
Logo no primeiro minuto do último assalto, Gustafsson encerrou de vez as chances do brasileiro. Após uma bela sequência de golpes, o sueco conectou um forte cruzado no brasileiro, que caiu já nocauteado