A Vigilância Epidemiológica contabiliza 6.765 casos de dengue confirmados em Taubaté. A atualização foi divulgada nesta sexta-feira (30) e mostra aumento de quase 600 novos casos em uma semana. A cidade enfrenta a maior epidemia da doença de sua história.
Em oposição aos dados oficiais, uma pesquisa divulgada pela Câmara de Taubaté aponta que o município já registrou cerca de 25,5 mil casos da doença. Para chegar ao número, foram entrevistadas 1.069 pessoas em domicílios de 30 regiões do município, entre 19 e 23 de maio.
Na tentativa de conter o avanço da doença, a Secretaria de Saúde de Taubaté informou que tem reforçado as ações de combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti. Para isso, 27 agentes estão em processo de contratação definitiva e devem começar o trabalho nas próximas semanas.
Segundo a pasta, cerca de 100 profissionais têm trabalhado de segunda a sábado para ações de nebulização e bloqueio do mosquito em imóveis na cidade. Também foi reforçada a operação cata-treco no município. Neste ano, também foram registradas quatro autuações à proprietários de imóveis com criadouros do mosquito.
Pesquisa:
A pesquisa divulgada pela Câmara foi encomendada pelo vereador Joffre Neto (PSB) e a margem de erro é de 3%. Segundo o parlamentar, a confiabilidade da apuração é de 95%. “Utilizamos a mesma metodologia usada em pesquisas de opinião. Tivemos uma projeção próxima ao que os vereadores já estão observando nas visitas diárias aos hospitais”, disse o vereador.
Segundo Joffre, a pesquisa identificou que os bairros com situação mais crítica são Santa Tereza, Esplanada Santa Terezinha e Jardim América. “Identificamos que os agentes têm visitado todos os bairros, mas as visitas precisam ser reforçadas nestes locais específicos”.
Também para investigar os números da dengue em Taubaté, os parlamentares instauraram uma Comissão Especial de Inquérito (CEI).
Outro lado:
A Prefeitura de Taubaté foi procurada para comentar os números da pesquisa encomendada pelo parlamentar e informou, por meio de nota, que não comentará os dados.