O Chevrolet Onix, carro mais vendido do Brasil desde 2015, se saiu muito mal em um crash test realizado pelo instituto de segurança veicular Latin NCAP. O veículo tirou nota zero: não obteve nenhuma estrela, de cinco possíveis, na proteção para adultos. Para crianças, o hatch teve mais êxito e recebeu três estrelas.
O pior resultado do Onix foi foi no teste de impacto lateral, no qual uma barreira móvel e semi-deformável atinge o veículo a 50 km/h. Nesse ensaio, o dummie, boneco que simula um ocupante dentro do carro, sofreu sérias lesões na região do tórax. Além disso, a porta traseira chegou a abrir, o que, segundo o Latin NCAP, expõe os ocupantes a riscos adicionais.
O teste de impacto lateral faz parte de uma nova metodologia que o Latin NCAP adotou no ano passado. os automóveis que obtêm resultados pelo menos razoáveis nesse ensaio são submetidos ainda a um crash test contra um poste. Como o Onix foi reprovado na primeira avaliação, não chegou a passar pela segunda.
O Onix não é equipado, em versão alguma, com airbags laterais, que aumentam a segurança em caso de uma colisão desse tipo. Porém, o parecer do Latin NCAP aponta que a deformação da carroceria foi muito grande, pois a coluna B invadiu demais o habitáculo, e que, desse modo, nem mesmo a presença desses equipamentos poderia assegurar maior proteção aos ocupantes.
O Latin NCAP ainda comparou os resultados obtidos pelo Onix aos do Fiat Palio e do Peugeot 208, os dois únicos compactos avaliados pela entidade após 2016, quando os testes impacto lateral e contra porte foram integrados ao protocolo da entidade. Embora os três veículos tenham sido reprovados, o hatch da Chevrolet foi o único no qual os limites biomecânicos permitidos para a região do peito foram ultrapassados no teste de colisão.
O Onix já havia sido avaliado pela entidade em em 2014, quando eram realizados apenas crash-tests frontais. Na época, recebeu três estrelas na proteção para adultos e duas na para crianças. Desse modo, apesar de o novo ensaio ter rebaixado a primeira nota, a segunda subiu discretamente.
Proteste reage
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), parceira do Latin NCAP, divulgou uma nota após a divulgação dos resultados, na qual afirma que irá pedir que o Chevrolet Onix seja retirado do mercado brasileiro.
“É uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP. De acordo com os resultados do teste foi verificado que o carro não seria aprovado pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU. (FMVSS214), aplicados na Europa e nos Estados Unidos respectivamente. Não consideramos que a América Latina seja depósito para carros fora dos padrões exigidos; no entanto, infelizmente, não parece ser a opinião da GM”, declarou, no comunicado, Henrique Lian, gerente de relações institucionais e mídia da Proteste.
Resposta da Chevrolet
A Chevrolet também emitiu uma nota após o Latin NCAP divulgar os resultados do crash test:
“A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.
A GM coloca o cliente no centro de tudo e anunciou em 2015 um investimento de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma família de veículos totalmente nova, respondendo à rápida mudança da demanda de clientes na América Latina e em outros mercados globais em crescimento.
A GM está sempre procurando formas melhores e mais inovadoras de atender às necessidades em constante evolução dos clientes globais e melhorar o desempenho em segurança. Por essa razão, lançamos recentemente o OnStar em todos os principais países da América do Sul.
O OnStar oferece serviços únicos de emergência que ajudam a fornecer uma resposta rápida e salvam vidas em acidentes de carro. O Onix é o único veículo da sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia.
Combinado com airbags duplos e freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem, acreditamos que o Onix é um dos veículos mais seguros em seu segmento, que é apenas uma das razões de ser o veículo mais vendido na América do Sul.”