A prefeitura de Taubaté vai usar drones para conter a criminalidade e tentar coibir o tráfico de drogas nos bairros periféricos da cidade
A segurança pública foi tema de um encontro de portas fechada entre o prefeito Ortiz Júnior (PSDB), o secretário de segurança pública municipal Athaide do Amaral e a cúpula da PM.
Somente no ano de 2016 mais de 50 casos de homicídio foram registrados na cidade, houve também um aumento superior 100% na apreensão de menores de idade. O tráfico de drogas é a maior justificativa das apreensões e dos casos de homicídio. De 50 casos registrados, em pelo 22 ás vítimas fatais tinham menos de 18 anos, entre as regiões com maiores índices estão os bairros Fonte Imaculada na parte alta e Jardim Mourisco na parte baixa.
A tentar conter o tráfico ou identificar o tráfico ou identificar os responsáveis, o município vai utilizar de dois drones para auxiliar as câmeras do COI Centro de Operações Integradas, os drones terão missão de fotografar e monitorar pontos de vendas de drogas. Outros bairros divididos por linhas férreas, como Vila Olímpia e Água Quente umas das possibilidades apontadas seria a substituição dos muros existentes por alambrados para facilitar o trabalho das polícias.
De acordo com a municipalidade o número de câmera do COI também deve ser ampliado.