A estreia foi difícil como se poderia imaginar, mas o Atlético-PR começou a luta por um lugar na fase de grupos da Taça Libertadores com um bom resultado nesta quarta-feira ao vencer o Millonarios por 1 a 0 na Arena da Baixada, em jogo de ida pela segunda fase preliminar.
Em meio a muita festa para mais de 23 mil torcedores no estádio, o Furacão resolveu a parada com um gol de pênalti de Grafite, logo no começo do segundo tempo. Quem sofreu a infração foi Pablo. Depois, o time lutou bastante na defesa e evitou o empate.
Dessa forma, a equipe comandada pelo técnico Paulo Autuori irá a Bogotá na próxima quarta-feira precisando de uma igualdade ou até com a possibilidade de perder por um gol de diferença, desde que balance a rede adversária.
Quem se classificar terá pela frente na última fase preliminar Deportivo Capiatá ou Universitario. Entre as quatro equipes, quem sobreviver cairá no grupo 4 da competição continental, que já conta com Flamengo, San Lorenzo e Universidad Católica.
Autuori teve dois desfalques importantes, o zagueiro Thiago Heleno, capitão do time, que ainda não foi liberado pela Fifa depois de ter renovado contrato, e o meia Nikão, que foi expulso em jogo contra o Sportivo Luqueño, pela Copa Sul-Americana em 2015, e cumpriu suspensão.
No Millonarios, o argentino Miguel Ángel Russo não pôde contar com os meias Jacobo Koufatty, que está lesionado, e Alexis Zapata, recém-contratado por empréstimo junto ao Perugia, da Itália, que está readquirindo forma física.
A partida em Curitiba começou bastante nervosa, com poucas jogadas de perigo e muitas divididas ríspidas. O principal lance até os 20 minutos do primeiro tempo aconteceu aos 12, quando Wanderson aproveitou o chuveirinho na área e cabeceou por cima. Pouco depois, aos 16, Felipe Gedoz cometeu falta dura em Durque e levou cartão amarelo depois do empurra-empurra.
Aos 25, enfim, apareceu uma oportunidade mais clara a favor do time da casa. Gedoz cobrou falta pela ponta e ia colocando na cabeça de Paulo André, mas o zagueiro chegou segundos atrasado e não conseguiu arrematar. Na sequência, aos 30, Crysan progrediu pela direita, entrou na área e chutou forte, mas a bola desviou e saiu em escanteio.
Claramente ainda faltava entrosamento ao Furacão, e os erros prejudicavam a criação. Aos 34 minutos, Grafite trocou passes com o Otávio, mas se enrolou todo e acabou desarmado.