Moradores das cidades incluídas no plano de bônus da Sabesp que prevê desconto para quem economizar água mudaram hábitos da rotina ligados a limpeza de casa. De olho no desconto de até 30%, tem dona de casa que já não lava mais a roupa nem a louça como de costume.
De acordo com o programa, a partir de junho, quem reduzir o consumo de água em 20% terá um desconto de 30% na conta de água. Na região bragantina, são cinco cidades que recebem o benefício – Bragança Paulista, Piracaia , Nazaré Paulista , Joanópolis e Vargem.
Quem deve receber o dedcono é a dona de casa Maria Helena Bastos, que mora em Bragança Paulista. Ela não lava mais a roupa todo dia como antigamente. Agora, ela espera o cesto encher pra depois ligar a máquina. Segundo ela, louça também está recebendo um tratamento diferente – primeiro ela ensaboa tudo, com a torneira fechada e depois enxagua.
“Do jeito que a situação está toda economia é importante. Possivelmente se a gente não fizer essa economia, ficaremos sem água”, disse. Por enquanto, nenhum município do Vale do Paraíba foi incluído no plano pela Sabesp.
A escassez de chuvas do começo do ano deixou as represas do sistema Cantareira no menor nível da história. O reservatório é responsável por abastecer a grande São Paulo e está com menos de 10% da capacidade.
A região bragantina não depende da água do sistema Cantareira, mas sim daquela que vem dos rios, que abastecem o sistema e depois cortam as cidades. Bragança Paulista, por exemplo, recebe as águas do rio Jaguari, que antes passa pela represa e depois segue o curso natural até a cidade. Por isso que é importante que a população desses municípios também economize água.