Com a apoio da sua torcida em São Januário nesta quarta-feira (07/05), o Vasco empatou com o Treze-PB pelo placar de 1 a 1, e conquistou a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil. No primeiro jogo, o Gigante da Colina derrotou o Treze-PB por 2 a 1, em Campina Grande, na Paraíba. Já na próxima etapa da competição, o Vasco enfrentará a Ponte Preta, em dois jogos com datas a serem definidas pela CBF.
O jogo
O jogo começou muito elétrico. A primeira jogada do Vasco aconteceu pelo pés do jovem atacante Yago, em boa jogada pela esquerda. Aos dois minutos de partida, o meia Douglas obrigou o goleiro Gilson a fazer uma boa defesa. Novamente ele, Douglas, cobrou boa falta aos 4 minutos, mas a bola passou pela barreira e foi pela linha de fundo.
Aos 6’, o garoto Marquinhos do Sul fez grande jogada pela esquerda, mas teve seu chute travado pela zaga paraibana. A equipe do Treze sentiu a pressão vascaína nos primeiros minutos e se fechou no seu campo de defesa, mas aos 10 minutos, num rápido contra-ataque, conseguiu arrumar uma boa falta fora de área. A bola acabou explodindo na barreira, mas o time da Paraíba conseguiu dar uma travada no domínio de jogo do Vasco.
Em uma cobrança de falta monumental do meia Douglas aos 17 minutos, o zagueiro Douglas Silva subiu mais que todo mundo e marcou o único gol vascaíno na partida e o primeiro dele com a camisa cruz-maltina. Vasco 1×0 Treze-PB.
Aos 22 minutos, no rebote do chute do atacante Thalles, o lateral Marlon perdeu uma grande chance de ampliar o placar para o Vasco.
O jogo ganhou uma nova dinâmica e ficou muito movimentado. Aos 31′, o meia Danilo chutou forte de fora de área e o goleiro Gilson espalmou para frente. A bola caiu nos pés de Marquinhos, que colocou a bola para dentro, mas viu o bandeirinha anular o seu gol legal.
Em um lance isolado, o zagueiro Luan tentou recuar a bola para seu companheiro e acabou dando um passe para o atacante Jaílson, que aproveitou que o goleiro Martin Silva estava adiantado e chutou para o gol, empatando o jogo na Colina Histórica.
Depois do gol do time paraíbano, a partida ficou equilibrada com as duas equipes buscando o gol a todo momento.
Segundo tempo
Com a entrada de Aranda no lugar de Danilo, a partida recomeçou equilibrada. Aos 5’, Douglas cobrou falta com perigo, e na hora do chute, o zagueiro Luan escorregou desperdiçando boa oportunidade.
O Vasco aumentou pressão, mas o Treze manteve a boa marcação no meio de campo e obrigou os jogadores cruzmaltinos a finalizarem de fora de área. Marlon tentou aos 13’, mas não levou perigo ao gol do Treze.
O técnico Adilson fez mais uma mudança, e o atacante Marquinhos foi substituído para entrada do estreante Fabrício. O Vasco começou a desperdiçar grandes oportunidade de gols. Uma delas aconteceu aos 19’. Thalles passou para Fabrício, que de frente para o gol, acabou chutando para fora.
Aos 21’, Fernandes, lateral do Treze colocou a mão na bola em dividida com Yago e foi expulso. Com um a mais, o Treze sentiu a pressão vascaína.
O Gigante voltou a criar nos contra-ataques e aos 27’, o atacante Thalles sofreu falta dura pelo meio. Bastos cobrou bem mas Gilson fez boa defesa.
Aos 33 minutos, Fellipe Bastos foi substituído pelo meia-atacante Montoya. O Vasco com um jogador mais, passou a ter volume de jogo e também abusou das jogadas em velocidade.
Mas na pressão final da partida, Aos 41’, o Treze assustou o goleiro Martin Silva em jogada do zagueiro Arroz, que cabeceu muito perto da meta cruz-maltina. Yago respondeu no contra-ataque, mas desperdiçou a boa chance de decretar a classificação vascaína.
O time paraibano tentou marcar em boa jogada de bola parada, mas a zaga vascaína esteve bem posicionada. Nos minutos finais, o Vasco voltou a buscar as jogadas no contra-ataque com Yago.
O Gigante não conseguiu marcar o segundo gol mas o empate garantiu a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil.
O próximo confronto do Vasco será contra o Oeste-SP, pelo Campeonato Brasileiro, no próximo sábado (10), às 16h20, em São Januário.